A importância de fazer parte!
- Silvia Maria Menanteau

- 24 de out. de 2023
- 2 min de leitura

Sabe o que significa comemorar 50 anos de algo? Em 2023, significa que algo começou em 1973! Sim, foi este o ano da oficialização da equipe de TI da Embraer.
A minha experiência profissional por lá se deu entre os anos de 1981 e 1990. Encerrou-se com um comunicado em tela azul, o mesmo do crachá do post, num intervalo qualquer do Fantástico. Algo que segue complicado nos dias de hoje, pensa lá no passado.
Novos trabalhos, mudança de cidade, e a tela azul que teimava em seguir me assombrando. Ela era feita de várias partes: a forma como tudo aconteceu, os trabalhos não finalizados, a impossibilidade de me despedir de pessoas queridas e até mesmo de uma fila no Banco do Brasil que me identificava como Ex-Embraer. Tudo colado e misturado à uma sensação de incapacidade.
A vida seguiu, fui fundo no autoconhecimento, e a tela azul virou uma telinha. Esta lá, como cicatriz.
Por muitos anos, muitos de nós ficamos em silêncio, mas algumas pessoas especiais (as mesmas que organizaram esta festa do crachá azul), começaram a promover encontros anuais. Finalmente o tempo de nossa reintegração havia chegado.
Esta inclusão me mostrou que apesar de não ter mais o vínculo empresarial, as conexões feitas seguiam saudáveis e melhoravam a cada encontro.
Este último encontro foi tão grande, simbólico, com tantos de nós, que fomos parar nas dependências da APVE (Associação dos Pioneiros e Veteranos da Embraer) no salão Ozires Silva. Uma honra.
Confesso que nem a cicatriz da tela azul deu sinal, à medida em que desci a rampa que me levou ao local da festa. Nossa conexão intensa esteve presente e se manifestou em risos, lágrimas, fotografias, lembranças, fofocas antigas e inúmeras novidades.
Nós, os dinossauros da TI, vivemos uma época bastante diferente da que hoje se apresenta nas empresas. Mas daqui deste lugar, podemos falar do que importa, a família, os amigos e as escolhas que fazemos para chegar aonde queremos.
As empresas são feitas de vínculos que podem ser rompidos por vários motivos, diferentemente das famílias e seus vínculos permanentes. Mas sempre cabe um lembrete para que façam estes desligamentos do melhor jeito, de forma que nem arrastem em suas histórias casos mal resolvidos e nem esqueçam das pessoas por trás de cada crachá.
Se você conhece a história da Embraer, deve saber o quanto de visionária ela sempre foi. Desde o sonho de seus idealizadores, passando por sua tecnologia, até chegar aos seus produtos. Como esquecer? Não esqueci. Aprendi muito, usei a experiência que tive e me orgulho sempre que vejo suas asas nos céus.
Gratidão a todos que escolheram usar este crachá azul e em especial, a cada um que trabalhou pela organização deste evento grandioso. Já tenho notícias que o de 51 anos está por vir! Aquele que dispensa comentários.
Para você que me leu até aqui, torço para que tenha a sorte de comemorar um time de 50 anos, cercado de gente boa.
Eu tive!



Comentários