top of page

Aprenda a lidar com os golpes do destino

  • Foto do escritor: Silvia Maria Menanteau
    Silvia Maria Menanteau
  • 26 de abr. de 2022
  • 2 min de leitura

ree

Fui demitida algumas vezes, sofri um golpe de cartão de crédito e perdi três pessoas muito queridas no intervalo de sete meses.


Perdas de naturezas diferentes, dores distintas, mas perdi. Os trabalhos de reconstrução tiveram a proporção adequada a cada dor. Só uma coisa as igualou, a responsabilidade na solução. Minha no caso.


Confesso até que culpei o sistema, a pessoa, o destino em um primeiro momento. Mas o alívio sempre foi temporário! Foi preciso descobrir um jeito mais efetivo para lidar com elas.


Na antiga Atenas já tinha gente pensando sobre respostas práticas para lidar com os tombos que a vida dá. Eles já passavam pelas mesmas dificuldades que as nossas, olha só! Estoicismo era o nome dessa filosofia e estóicos aqueles que a defendiam.


Assim, como os estóicos, Rolf Dobelli em “Como pensar e viver melhor” também caminha no sentido de uma solução prática para as dificuldades:


A única coisa que ninguém pode lhe tirar são seus pensamentos, os instrumentos mentais, a maneira de interpretar a desgraça, as perdas e os retrocessos. Sua fortaleza mental.

A pandemia, por exemplo, pode ser considerada um golpe do destino totalmente novo e inesperado. Cada parte do planeta lidou com ela de uma forma, mas as feridas no campo emocional são de todos nós na mesma proporção. Mais do que nunca, foi preciso insistir em armas mentais que preparassem nosso emocional para tantas perdas.


Dobelli segue dizendo que “o mundo consiste em inquietação e em acasos que desestabilizam a vida de vez em quando” e a chave é preparar-se!


Boas estratégias mentais, pensamentos fortalecedores, aprender a se acolher, entender de vulnerabilidade e até mesmo uma prática espiritual são boas aliadas no gerenciamento das crises.


Me ajudou em todos as voltas que o destino tem dado e vai ajudar você também.


Basta que invista no cuidado da sua mente.



 
 
 

Comentários


bottom of page