Formações transcendem setores e enriquecem seu perfil profissional
- Silvia Maria Menanteau

- 13 de set. de 2023
- 2 min de leitura

Estes dias precisei fazer uma busca de documentos e entre várias certificações em TI e outras tantas em desenvolvimento humano, encontrei essa de bailarina pela Sociedade Esportiva Palmeiras.
Pela cor você já pode imaginar como ela é antiga, de 1967. Além de ser uma confirmação de que sempre gostei de dançar, e de que ninguém sabia escrever meu sobrenome desde cedo, de que me serve isso hoje?
Para nada, foi o primeiro pensamento. Mas não foi só. Lembrei das apresentações, das bolhas nos dedos por conta da sapatilha de ponta, a voz da professora que insistia em dizer, “nada de esparadrapos” e divaguei.
A vida tem música, ritmos e passos, assim como na dança. Você tem que ter habilidade para saltar obstáculos tanto em uma quanto na outra. E se você aprecia ballet clássico já viu bailarinos e bailarinas fazendo isso inúmeras vezes no “sautê”. Flexionar os joelhos, levantar os braços no alto da cabeça, saltar e voltar para o chão.
Por experiência própria, longe do chão, visões diferenciadas são quase sempre permitidas, mas é preciso estar atento. Depois do retorno, segue a dança como se nada tivesse acontecido. Mas acontece, deu para ter uma outra visão e a pessoa que subiu não é exatamente a mesma que voltou.
Praticar te ajuda no movimento. Dá para ir mais alto, enxergar melhor e cair com técnica. Aprender a importância dos joelhos na queda é fundamental para a saúde dos ligamentos e pernas.
No final das contas, guardei o diploma junto com todos os outros. Ele me faz lembrar que a vida tem altos e baixos, a importância da flexibilidade, a necessidade da atenção e do prazer em dançar.
Em tempos de descuidos, mudanças aceleradas nas carreiras e desafios, pense com carinho no caminho que você andou. Não desconsidere partes suas, tome um tempo, pense mais um pouco e defina lugares em que deseja estar, sem desconsiderar quem você é!
E siga dançando!
E o Palmeiras? Segue sendo uma paixão.



Comentários