O "match" entre sustentabilidade e a comunicação.
- Silvia Maria Menanteau

- 22 de ago. de 2023
- 2 min de leitura

O ambiente sóbrio do palco, contrasta com o burburinho frenético de mais uma manhã ensolarada na avenida Juscelino Kubitschek em São Paulo.
Dentro de um dos inúmeros prédios espelhados que refletem o sol e a energia dos negócios estava eu nesta posição de palestrante por alguns minutos, em agosto de 2023.
O tema da vez foi a “Comunicação como caminho para aprimorar relacionamentos.” Na plateia, lideranças e fornecedores em uma Conferência de Segurança Logística patrocinada por uma empresa química.
Cada detalhe da minha apresentação foi construído para incentivar falas assertivas em um mundo cada vez mais frágil, ansioso, não linear e incompreensível.
A comunicação não violenta tem poder de mostrar um caminho para uma comunicação de resultados, através do autoconhecimento. Cada vez que você expressa seu desejo baseado em fatos, no entendimento do seu sentimento e da sua necessidade, está caminhando no sentido de pacificar conversas e relacionamentos.
E ao longo do dia, com cada palestrante que se apresentou, só pude confirmar o tanto que é certeiro falar de comunicação nos dias de hoje. Também deu para entender mais sobre o tamanho do desafio e comprometimento necessários para alcançar os resultados a que todos se propõem. E isto apareceu no discurso da mulher caminhoneira, na fala das lideranças, na apresentação da empresa que fornece a implementação de projetos ESG, na comprovação de resultados das empresas transportadoras que rodam no asfalto do Brasil, no caminhoneiro que é a materialização de tudo na realidade das entregas dos produtos.
Diferentemente das pautas de excelência discutidas lá nos anos 2000 que tinham cara de projetos individualizados, falar de meio-ambiente, significa falar em conjunto. O resultado esperado é consolidado, de interesse global e não individual. Podemos sucumbir todos, se não dermos um jeito nisso juntos.
Mas será que a comunicação dá match com a pauta de sustentabilidade?
Fiz este exercício a partir das ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e acho que sim. A comunicação pode ser parceira da sustentabilidade sempre que for preciso:
Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades (Saúde e bem-estar: ODS 3),
Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos (Educação de qualidade: ODS 4),
Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas (Igualdade de gênero: ODS 5),
Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos (Trabalho decente e crescimento econômico: ODS 8),
Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis (Paz, justiça e instituições eficazes: ODS 16), e
Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável. (Parcerias e meios de implementação: ODS 17).
Tudo isso envolve muita conversa boa, parceria, equilíbrio e humanização. Menos ego e mais senso de comunidade. Um retorno para o simples e para o autoconhecimento. Com a tecnologia a nosso serviço e não ao contrário.
Eu acho que a comunicação e a sustentabilidade têm tudo para darem certo juntas, e você?
Abraço e sucesso.



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